Entenda sobre a cobrança do Imposto Automotivo no seu Estado

IPVA – O imposto é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda de cada estado do Brasil, 50% do valor recolhido é destinado para o município onde o veículo foi licenciado e a outra parte vai para o Estado.

Esse imposto recolhido é aplicado em asfaltos, faixas de pedestres, semáforo, rodovias para ciclistas, radares e infraestrutura para as rodovias dos Estados onde é bastante utilizado por caminhoneiros no transporte de carga.

Se você está com dúvidas em relação a como funciona a cobrança desse imposto, basta a acompanhar os tópicos abaixo onde contém algumas instruções para o proprietário. Confira já!
IPVA 2019

Alíquotas IPVA RJ

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, fica responsável em definir o valor do IPVA Rio de Janeiro, sendo diferente para cada tipo de automóvel, contando o tempo de utilização e modelo do veículo. Quem define a alíquota será utilizada como referência na cobrança do imposto é o Estado.

Não foram alteradas as alíquotas do IPVA 2022, são cobrados 4% do valor venal aqueles proprietários de veículos movidos a gasolina ou álcool e veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, mesmo que seja todos combinados no mesmo, terão à alíquota de 3%. Já os donos de picapes cabine dupla serão cobrados 4%, os de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos recolhem 2% sobre o valor venal e os caminhões pagam 1,5%.

Como realizar o pagamento IPVA

Em são Paulo os níveis de carros, motos, caminhões e ônibus no capital continua crescendo nos últimos anos. A frota do capital paulista chega a 8 milhões de veículos, o número de novos emplacamentos diários feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vem aumentando bastante o cada ano que passa. Sabemos que todo proprietário de veículos deve pagar esse imposto, é dever de todo cidadão pagar impostos e é dever do governo prover estradas decentes.

Algum proprietários ainda tem diversas dúvidas sobre o pagamento desse imposto, você que mora no estado de São Paulo, efetuar o pagamento do IPVA São Paulo poderá ser de duas formas dependendo das condições que o proprietário achar melhor, podendo ser feito o pagamento à vista, na data do primeiro pagamento você terá um desconto de 3% sobre o valor total. O Outro meio é parcelar em três vezes o pagamento do seu tributo, sendo que você não terá o benefício do desconto.

Os donos de veículos devem acessar o site da Secretaria da Fazenda de SP no endereço:

  • fazenda.sp.gov.br.

Após entrar no site, clique em ‘Vencimentos’ ao lado esquerdo da tela, no quadro superior de cor cinza, para saber a data de vencimento do seu IPVA SP, lembrando que a falta de pagamento automaticamente irá torna seu veículo irregular e estando sujeito a sanções penais, tributárias ou administrativas previstas em lei.

Consulta IPVA

Cada estado é responsável por determinar a alíquota que será paga o valor do imposto, em Minas Gerais, o proprietário de um veículo automotor paga anualmente um valor equivalente a 4% do valor venal do veículo, onde está entre as alíquotas mais caras cobradas no Brasil.

O pagamento IPVA Minas Gerais deve ser efetuado entre janeiro e março, nas datas de vencimentos de cada parcela ou pagamento à vista conforme o número final da placa do veículo.

Os proprietários devem consultar o valor e gerar o boleto do seu IPVA MG das seguintes formas:

  • Acesse o site www.fazenda.mg.gov.br;
  • Informe o número do seu RENAVAM;
  • Selecione o Ano;
  • Clique em “Continuar”.

Com o boleto, o pagamento poderá ser feito em qualquer instituição bancária sendo elas, Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú e outros bancos que poderão ser in formados através da página do Detran Minas Gerais onde contém toda orientação de forma detalhada e simplificada os contribuintes que precisam tirar dúvidas.

Com todas essas informações você poderá usufruir do seu veículo sem preocupação basta está em dia pagando seu imposto na data correta, para não acarretar juros e até multas. Boa Sorte!

Deixe um comentário